sexta-feira, 8 de julho de 2011

Palestra: "Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação"

O Promotor Dr Affonso Ghizzo Neto, acariciou a JCI Joinville na noite de Quarta-feira (06/07) com a palestra de seu mestrado e livro: "Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação".

A palestra sensibilizou a todos para uma reflexão frente a um dos assuntos mais quistos por todos: Combate à Corrupção.

Em sua tese, apresentada na noite, destacou a importância cultural da sociedade ao caracterizar o ser corrupto. E denigre a generalização, entendendo que esta gera a  impunidade.

Seu estudo baseia-se nas teorias de Hannah Arendt, pensadora alemã que ficou famosa por conceitos, elaborados a partir do evento do nazismo, como o da banalização do mal e a aceitação do mal menor. Aqui destacamos para leitura Diálogos Políticos - Os pequenos atos de um grande mal (leia).


Com o objetivo de conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e à transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter, com vistas à criação de uma cultura de valores e princípios éticos que contribuam para a construção de um país mais justo e melhor, Dr Affonso apresentou a Campanha "O que você tem a ver com a corrupção" e presentou os presentes na reunião com o material de divulgação do projeto.

A corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, pois arruína a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico dos países, corrói a dignidade dos cidadãos, deteriora o convívio social e compromete a vida das gerações atuais e futuras. A luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e de comportamento de cada cidadão, porque uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modificam. Isoladamente, pode parecer difícil, mas com o comprometimento e esforços de todos é possível detê-la.
Para enfrentar essa batalha uma das principais armas é a educação. Apenas com a formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a ética, a moral, a cidadania e a honestidade, poderemos construir uma sociedade livre da corrupção.

Vista esta camisa: DIGA NÃO À CORRUPÇÃO!



Site oficial da campanha:




Guilherme - Dr Affonso - Germano

Um comentário:

  1. Obrigado pela oportunidade. Certamente caminharemos juntos nesta difícil - mas possível - luta conta a problemática da cultura da corrupção! Abraço forte, Affonso Ghizzo Neto.

    ResponderExcluir