sexta-feira, 15 de julho de 2011

Oratória - Entrevista com Lena Souza

"Se seu problema é falar em público, veja como driblar a ansiedade e enfrentar as pessoas sem medo". foi essa a chamada para a entrevista com a Campeã Mundial de Oratória Lena Souza (JCI Joinville) no programa Bom Dia Santa Catarina na RBS, afiliada da Rede Globo em RS e SC, de quarta-feira (13/07/2011).

A entrevista abordou o tema da oratória e destaca a importância em não apenas desenvolver habilidade em realizar uma palestra, mas tambem para falar na empresa ou em família.

"A oratória é bem-vinda em qualquer situação, 
seja para vender uma idéia ou persuasão."

O maior problema é que não sabermos lidar com situações de desconforto. Precisamos ter auto-controle para criar confiança e consequentemente falar bem e controlar a ansiedade e o medo.

Quando nos deparamos com situações de desconforto e descontrole, nossa voz foge, as mãos tremem, você passa a fala mais rápido achando que é a melhor saida. Isso é a fisiologia do medo.

Todos nós temos adrenalina e ela é positiva e necessária para dar impulso, mas as pessoas não sabem harmonizar essa adrenalina com o medo e gerar disso uma energia positiva. Precisamos entender que não perdemos o medo e sim vencemos o medo. Lena faz uma analogia dizendo que "o medo é como sal, na dose certa é ótimo".

Temos trauma em falar em público e isso é histórico. Na infância, na escola, o castigo era ir falar em publico e são essa coisas da infância que traumatizam a vida adulta.

Lena comenta do projeto oratória nas escolas, desenvolvido pela JCI, voltado para incentivar a preparação dos jovens para a vida acadêmica e mercado de trabalho. Reforça a necessidade da sociedade em desenvolver habilidade de falar em público o quanto antes e observa que o tímido é massacrado no mercado de trabalho.

Veja a entrevista na íntegra disponível no youtube



Na oratória estamos em evidência, somos o centro das atenções, então temos que saber lidar com isso, pois as pessoas mais influentes são as mais comunicativas.

Tem pessoas informada, mas que não conseguem transmitir uma idéia. A dica dada por Lena é que a premissa é conhecer o assunto, pois passa credibilidade. Em seguida, muito treino, trabalhar adrenalina, a respiração, linguagem corporal, o olhar, a expressão facial e praticar. A prática ensina a sair da zona de conforto e você aprende a lidar com as dificuldades.


Site oficial Lena Souza http://www.lenasouza.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário