segunda-feira, 21 de março de 2011

Datas Comemorativas no Brasil - 19 de Março - Insurreição dos Escravos de Queimado no Espírito Santo


Festa em homenagem à rebelião escrava ocorrida no séc. XIX, no Espírito Santo, no Sítio Histórico de Queimado, no município de Serra. Foi o local onde ocorreu a maior revolta levantada pelos negros escravizados do estado do Espírito Santo.

Em março de 1849, São José do Queimado foi palco de uma Inssurreição (as classes dominantes usavam esse nome para se referir à Revolta), uma das maiores rebeliões a favor da libertação, ou seja, da alforria dos negros escravizados na província do Espírito Santo, e uma das maiores na época em que ocorreu, ou seja, no Período Imperial do Brasil.

Por muitos anos a população rica e abastada da cidade de Serra e do Espírito Santo tentou, de certa forma, diminuir a importância do fato histórico ocorrido no distrito de São José do Queimado, menosprezando a luta dos escravos pela liberdade. 
Atualmente pessoas da sociedade capixaba, ricos ou pobres; negros ou brancos, sabem da grande importância histórica e cultural da Revolta orquestrada pelos negros.
Naquela localidade sempre ocorreram fugas de escravos, porém, a Insurreição do Queimado foi uma revolta que durou até a prisão de Elisiário, um dos líderes do Movimento, no dia 23 de março. Cerca de trezentos negros participaram do levante; eles iam de fazenda em fazenda clamando a todos os escravos o apoio ao movimento.
Foi nessa data, 19 de Março, data em que a Igreja Católica comemora a Festa de São José, que os escravos iniciaram a revolta. O padre estava rezando a Missa, às 3 horas da tarde, quando os escravos, exaltados, invadiram a Igreja aos gritos de "Liberdade, Liberdade". frei Gregório acabou por abandonar o altar e se trancou na sacristia da Igreja, sem qualquer comunicação com os escravos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insurrei%C3%A7%C3%A3o_do_Queimado

Um comentário: